Experimentação Remota

O conceito de experimentação remota se refere ao acesso a dispositivos a distância, geralmente online. Esta é uma prática muito útil para fins de monitoramento e também pode ser vista como uma solução educacional.

Estudante acessando a experimento remoto

zUYYYRziKrmcCpyRR4QFM7DqlBendKBvSqWYEgXNifo

Fonte: RExLab

Um bom exemplo é um microscópio remoto. Imagine acessar a um website na Internet, e na tela, você visualiza duas transmissões: de um lado, a gravação ao vivo do microscópio, que existe no mundo real e está sendo filmado em algum lugar; de outro, uma fotografia da amostra atual, que pode ser ampliada pelo usuário. O usuário ainda possui acesso a comandos que permitem manipular o aparato, permitindo a visualização de outras amostras.

Exemplo de experimento remoto: microscópio remoto

asdjsakl

Fonte: RExLab

Além da experimentação remota, existem outros tipos de experimentação. Também existe a experimentação convencional, mais popular, que permite o manuseio a experimentos, sendo geralmente realizada em laboratórios de ciências. Além disso, existem as simulações, que podem ser acessadas online.

Muitas pessoas confundem experimentação remota com simulações, porém existe uma grande diferença entre elas: os resultados apresentados por um experimento remoto podem apresentar variações, de acordo com mudanças de temperatura no ambiente, entre outros fatores, assim como experimentos convencionais. Por outro lado, resultados apresentados por experimentos simulados são pré-programados; portanto, não ocorrem variações.

Experimentação remota pode ser vista como uma solução educacional por conta da expressiva falta de laboratórios de ciências em escolas de ensino fundamental e médio brasileiras. Por não se tratar de uma estrutura física, o uso de laboratórios remotos se torna uma solução mais barata e prática para instituições de ensino.

Texto por:

Professor Dr. Juarez Bento da Silva, Eng.

Coordenador do Laboratório de Experimentação Remota (REXLAB/UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s